James Watt nasceu em 19 de janeiro de 1736, em Greenock, na Escócia. Ele foi um matemático e engenheiro escocês. Construiu instrumentos científicos, destacou-se pelos melhoramentos nos motores a vapor, os quais incluídos num passo fundamental para a Revolução Industrial.
Em seu tempo livre, Watt gostava de ir para a oficina do pai, que era um construtor de casas e barcos. Watt frequentava a escola irregularmente por causa da sua saúde frágil, então sua mãe, Agnes Muirhead que nasceu em uma família muito importante da Escócia e que foi bem educada, decidiu educá-lo em casa. James tinha muita facilidade em matemática, isso acabou influenciando no seu trabalho como engenheiro. Nos seus 18 anos, sua mãe falece e a saúde do seu pai começa a cair, então ele resolve viajar para Londres para estudar fabricação de instrumentos durante um ano, mas teve que deixar que cidade no ano de 1756 por causa de problemas de saúde. Quando chegou na Escócia, Watt investiu em seus próprios instrumentos, porem por não ter servido como aprendiz durante os sete anos obrigatórios, a ''Glasgow Guilg Hammermen'' não permitiram a continuidade de suas atividades.
Watt foi apoiado por três professores da Universidade de Glasgow que ofereceram a ele a oportunidade de abrir uma oficina com a universidade. Seu inicio foi em 1798 e um dos integrantes, Joseph Block, professor físico-químico, acabou tornando-se seu amigo. Em 1764, Watt casou-se com sua prima e teve cinco filhos, porém ela morreu em 1772 apos dar a luz. Em 1763, um pouco antes de se casar, Watt foi chamado para reparar um modelo de máquina de Newcomen, que pertencia a universidade de Glasgow. Durante o processo da máquina, Watt percebeu que arrefecimento do vapor dentro do cilindro levava ao arrefecimento desnecessário da máquina , sua ideia foi a criação de uma câmara de condensação separada que evitaria a perda de energia. Watt era um homem endividado, e depois de ajudar a consertar a máquina, ele juntou-se a John Roebuck que o ajudou financeiramente. Um protótipo da máquina foi criado e sobre ele foi feita as correções das falhas. O dono de uma empresa de engenharia, Mathew Boulton comprou a parte de Roebuck e deu inicio a produção de máquinas projetadas por James Watt. Quando Watt corrigiu os erros da máquina, aumentou em 75% o rendimento dela, e foi patenteada por ele em 1769. O auge de suas invenções ocorreu quando Boulton incentivou Watt para converter o movimento recíproco do pistão para produzir uma grande força rotacional , tornando a manivela uma solução mais lógica e pratica, que permitiu o movimento reto alternativo do embôlo da máquina á vapor em um movimento rotativo, que contribuiram para um passo importante da Revolução Industrial.
De 1776 a 1781, Watt viajou pelo Reino Unido ajudando a instalar suas máquinas. Fez muitas melhorias, inclusive algumas delas ajudaram na instalação. Em 1777, Watt casou-se com Ann McGregor e teve 2 filhos. Por conta do perigo, Watt não quis ser o pioneiro no uso de altas pressões de vapor.
Watt salvou todas suas patentes a fim que ninguém lhe copiasse. E em 1790 completou os aperfeiçoamentos de suas máquinas, fato que se tornou fundamental para a Revolução Industrial. Em 1800, Watt já na condição de um homem muito rico, aposentou-se deixando a direção dos negócios para seus filhos . James Watt faleceu em 25 de agosto de 1819.
João Victor Wanderley- Número 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!