sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Reportagem sobre o Iluminismo

                 A revolução iluminista
              As mudanças trazidas pelo iluminismo.
 
      Foi iniciado um movimento de reação que surgiu no interior do antigo regime. Seus membros, intelectuais de muitas áreas do conhecimento, criticavam a influência política e cultural da igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo. Esse movimento surgiu por causa dos pensadores iluministas, que defendem a igualdade, para eles, a riqueza consiste na capacidade de trabalhar.


      Na França, o iluminismo conseguiu atingiu seu auge. Os iluministas influenciam a política, a economia, a educação, a cultura, a arte, e a moral da sociedade. Para o iluminismo, o ser humano deve usar a razão e deixar de lado o misticismo e a superstição. Os ilustrados também acreditam na capacidade humana de melhorar o mundo. Pensadores como John Locke, Charles - Louis de Suondat  (Montesquieu), François - Marie Arouet (Voltaire) e Jean-Jacques Roisseau, tiveram algumas ideias que ajudaram a mudar hoje em dia.


      Em relação ao estudo, os iluministas combatem o ensino privado e religioso, para eles, a educação será obrigatória e de graça para todos. Na parte econômica, o pensador escocês Adam Smith se destaca, por causa da sua obra"investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações",que se tornou base do pensamento econômico liberal. Inspirados pelas novas correntes de pensamentos liberais e ilustradaos , muitos monarcas procuram modernizar seu estados. Entre eles, estão a Rainha Catarina II , da Rússia, os Reis José I, de Portugal,Frederico II, da Prussia, José II , da Áustria , e Carlos III, da Espanha.

Maria Fernanda Souza- Número 26


Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário!