quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Biografia de Montesquieu

  Montesquieu, nasceu em 18 de janeiro de 1689, em bordeaux, na França, no castelo de la Brède propriedade da família. A mãe, Marie Françoise de Pesnel tinha origem inglesa e de família com negócios na área de vinhos e o pai, Jacques Secondat de família nobre francesa.

Seu aprendizado inicial foi em casa e somente aos onze anos entrou para o colegio juilly. Era um colégio que tinha como alunos os filhos das mais ricas famílias.Após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nestas instituições teve contato com vários intelectuais franceses, principalmente, com aqueles que criticavam a monarquia absolutista.Com a morte do pai em 1714, retornou para a cidade de Bordeaux, tornando-se conselheiro do Parlamento da cidade. 
 Nesta fase,viveu sob a proteção de seu tio, o barão de Montesquieu. Com a morte do tio, Montesquieu assumeo título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux. Montesquieu era defensor da liberdade religiosa, embora não fosse religioso. Porém, criticava o abuso da igreja, e o poder autoritário e os excessos cometidos no reinado de Luís XVI, o que registrou no livro “Cartas Persas”.O livro mais famoso de Montesquieu foi “Espírito das Leis”, onde defendeu que toda forma de governo deveria obedecer às leis e não à vontade do monarca e da religião. Elaborou nessa obra a divisão que existe em todos os governos liberais e democráticos: os poderes executivo, legislativo e judiciário.
   Dessa forma, o governante seria um simples executor da vontade da sociedade, conforme as leis redigidas por um corpo de legisladores e julgados pelos tribunais, o que limitaria o poder absolutista dos reis. Também pregava a necessidade de um conjunto de leis que expressassem os valores de toda a sociedade e que fossem obedecidas inclusive pelos governantes: seria a Constituição de um Estado.
Charles Louis de Secondat, Barão de Montesquieu faleceu em Paris, França, no dia 10 de fevereiro de 1755.

Algumas frases do Montesquieu:

“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”

“Liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem”


“Só se conhece o que se pratica"

Rebeca Valença- Número 34

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário!