sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Biografia de Guilherme III da Inglaterra

  Guilherme III da Inglaterra, era também conhecido como Guilherme de Orange. Nasceu em Hala, República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, no dia 4 de novembro de 1650. Filho único de Guilherme II, Príncipe de Orange e sua esposa Maria, Princesa Real, filha do Rei Carlos I da Inglaterra. Seu pai morreu dois dias após o seu nascimento, fazendo de Guilherme quase imediatamente Príncipe de Orange. Maria não se interessava muito com os estudos de seu filho, assim sua educação ficou por conta de governantas holandesas e inglesa, várias vezes. Foi educado para a Doutrina Calvinista. Sua mãe morreu em 23 de dezembro de 1660. A educação de Guilherme se tornou uma disputa entre a sua dinastia e os apoiadores de um Países Baixos mais republicano. Os holandeses fizeram dele um protegido do governo, sendo chamado de "Filho do Estado".
  Muitas províncias deixaram vago o cargo de estatuder após a morte de Guilherme II. O Tratado de Westminster tinha um anexo secreto colocado por Oliver Cromwell: ele  proibia a província da Holanda de nomear um Orange como novo estatuder. O decreto, que não permaneceu em segredo por muito tempo. Maria e Amália, sua avó tentaram convencer os Estados provinciais em 1660 a tornar Guilherme como o futuro estatuder, porém todos acabaram recusando o pedido. Em 31 de maio de 1670 com o total direito de voto, ele foi instituído como membro do Conselho de Estado. Carlos descobriu que seu sobrinho era um calvinista fervoroso e um patriota holandês, reconsiderando revelar o desejo de destruir a República dos Países Baixos e colocar Guilherme como o "soberano" de um estado holandês menor. A segurança da república piorou rapidamente no ano seguinte com um ataque anglo-francês. Em resposta a ameaça, queriam que Guilherme fosse nomeado capitão-general do exército holandês. Confirmaram o príncipe na posição em 15 de dezembro de 1671. Guilherme escreveu em janeiro uma carta a Carlos pedindo que seu tio o nomeasse como estatuder. Em troca, ele aliaria a república com a Inglaterra e serviria aos interesses do rei. Carlos não fez nada e continuou a preparar seus planos de guerra com os franceses. 
  Os Estados da Holanda nomearam Guilherme como estatuder em 4 de julho e ele fez o juramento cinco dias depois. Guilherme substituiu muitos dos regentes holandeses por seguidores seus. Guilherme tentou melhorar sua posição durante a guerra contra a França ao se casar com sua prima direta Maria, filha mais velha de Jaime, Duque de Iorque e Ana Hyde, e onze anos mais nova. Desde 1692, a França e os Países Baixos estavam em guerra. O Rei Luís procurou a paz com Guilherme em 1678, mas as tensões continuaram. Carlos morreu em 1685 e foi sucedido pelo irmão Jaime II e VII. Guilherme tentou uma conciliação ao mesmo tempo que tentava não ofender os protestantes ingleses. Porém ele sempre estava procurando meios de enfraquecer a França e esperava que Jaime entrasse na Liga de Augsburgo, porém o rei inglês deixou claro em 1687 que não entraria em uma aliança anti-francesa.As relação dos dois piorou depois disso. Guilherme resolveu invadir a Inglaterra com o apoio de alguns protestantes ingleses. O apoio a Jaime começou a desaparecer quase que imediatamente, e muitas pessoas declararam apoio ao invasor. Jaime inicialmente tentou resistir, porém seus esforços foram inúteis. Ele fugiu. Guilherme convocou o parlamento inglês para discutir o curso apropriado de ações após a fuga de Jaime. A Câmara era de maioria Whig e rapidamente resolveu que o trono estava vago e que era mais seguro se o novo governante fosse protestante. Guilherme e Maria foram coroados na Abadia de Westminster em 11 de abril de 1689 por Henrique Compton, Bispo de LondresNo mesmo dia da coroação inglesa os escoceses declararam que Jaime não era mais o Rei da Escócia. A coroa foi oferecida a Guilherme e Maria, que aceitaram em 11 de maio. O Rei elaborou uma Declaração de Direitos, ela ditava que o soberano não podia suspender leis aprovadas pelo parlamento, cobrar impostos sem consentimento parlamentar, convocar um exército durante períodos de paz sem aprovação do parlamento, etc.
   Apesar da maioria do país apoiar o governo de Guilherme e de Maria, sua esposa, muitas pessoas eram contra. Estas acreditavam no direito divino do poder dos reis. Apesar dos whigs serem os maiores apoiadores de Guilherme, ele inicialmente era a favor de uma política de equilíbrio entre os whigs e tories. Os whigs eram maioria no parlamento e esperavam dominar o governo, ficando desapontados quando Guilherme lhes negou a chance. Guilherme dissolveu o parlamento em 1695 e as novas eleições do mesmo ano elegeram uma maioria whig. Muitas pessoas deram apoio ao rei em 1696 depois de descoberta de uma conspiração jacobita para assassiná-lo. Maria morreu de varíola em 28 de dezembro de 1694, deixando Guilherme reinando sozinho. Ele lamentou profundamente a morte da esposa. Sua popularidade diminuiu muito durante seu tempo como o único monarca, mesmo tendo se convertido ao anglicanismo. Finalmente a paz foi estabelecida entre a França e a Inglaterra. Guilherme morreu no dia 8 de março de 1702, de pneumonia.

Maria Alice Gadelha- Número 21



2 comentários:

Obrigado pelo seu comentário!