As revoluções inglesas como um portal para pensamentos e ideias iluministas.
No início do século XVII, os governantes Stuart chegaram ao poder na Inglaterra. O seu primeiro governador, Jaime I, perseguiu os puritanos. Estes foram obrigados a migrar para a América do Norte (EUA), formando a primeira colônia puritana da região. Seu sucessor, Carlos I, passou a cobrar impostos sem a aprovação do Parlamento. Por sua vez, os deputados o fizeram assinar uma Segunda Carta Magna inglesa, que protegia a população de tributos e detenções ilegais. Com isso, Carlos I dissolveu o Parlamento. Porém, quando o rei precisou conter uma rebelião na Escócia, ele reinstituiu o órgão. Os deputados tentaram colocar limites no monarca, diante disso, ele dissolveu o Parlamento novamente. Dando início a uma Guerra Civil na Inglaterra.
De um lado os Cavaleiros, que defendiam o rei, e do outro lado os Cabeças Redondas, defensores do Parlamento. Liderados por Oliver Cromwell, estes derrotaram os cavaleiros e executam o rei. Surge então, o regime republicano de Commonwealth. A Guerra Civil abriu portas para uma nova forma de pensar, formulando novas ideias. A partir delas surgiram os pensamentos iluministas, assim o século seguinte se chamaria "Século das luzes". Esses ideais influenciaram diversos acontecimentos do mundo contemporâneo. Inicialmente, Cromwell governou o país com o apoio do Parlamento, mas em 1653, ele dissolveu o Parlamento e passou a governar sozinho, em uma ditadura pessoal, ganhando o título de Lorde Protetor da República. Durante o seu governo, a Inglaterra prosperou economicamente. Além de ter garantido sua hegemonia marítima. "Ninguém sobe tão alto como quem não sabe para onde vai."- pensava Cromwell. Após a sua morte, em 1658, o país passou por fases de instabilidade. Quando o Parlamento se reuniu e a Dinastia Stuart voltou.
Carlos II tentou restabelecer o absolutismo inglês, assim o Paralmento se dividiu em 2 partidos: Whig (burgueses liberais e contra o monarca) e Tory (absolutistas e anglicanos). Com a sua morte, Jaime II assumiu o trono, tentando restaurar o absolutismo. Em 1688, ocorreu uma revolução que daria fim no absolutismo inglês. Guilherme de Orange, casado com uma das filhas do primeiro casamento de Jaime II, subiu ao trono, apoiado por Whigs e Tories. Ele invadiu o governo e expulsou o rei. Vitorioso, Guilherme III jurou a Declaração de Direitos. O que resultou em uma Monarquia Parlamentar, onde a opinião do Parlamento valia mais do que a do rei. Assim, com a Revolução Gloriosa, o país passou por uma fase estável e se tornou potência mundial. A fase foi favorável para a Revolução Industrial.
Maria Alice Gadelha- Número 21
Maria Alice Gadelha- Número 21
Estava fazendo uma pesquisa sobre isso e seu blog me ajudou!!!!
ResponderExcluirMUITO OBRIGADO!!!